RSS

Translate

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

Serra da Aratanha







A Serra da Aratanha, também conhecida como Serra de Pacatuba é uma serra localizada no norte cearense, na Região Metropolitana de Fortaleza nos municípios de Maracanaú, Maranguape, Guaiúba e Pacatuba, a 30 km de Fortaleza. A serra é um dos maciços residuais dispersos nas depressões sertanejas cearenses. Juntamente com a serra de Maranguape, a serra da Aratanha é praticamente uma extensão do Maciço de Baturité.

Clima e vegetação

O clima predominante é o tropical quente úmido sendo bastante influenciado pela proximidade do oceano, o que faz com seja uma região de elevados índices pluviométricos. Sua vegetação em baixas altitudes é a floresta subcaducifólia tropical pluvial, ou mata seca, e fluresta subperenifólia tropical pluvio-nebular, ou mata úmida serrana, nas maiores altitudes

Tragédia

Foi palco de uma grande tragédia da aviação brasileira no ano de 1982. O Boeing 727-212 - Prefixo: PP-SRK da VASP, que transportava 137 pessoas (tripulação mais passageiros), ás 02h45 da madrugada de 08/06/1982 colidiu e explodiu no local. Todas as pessoas morreram. Era o voo VASP 168.

A nascente do rio Cocó está localizada na serra da Aratanha.
 
 É o divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios Ceará, Cocó (onde está a nascente). Seu ponto culminante está à 735 m de altitude, sendo o 15° maior pico do estado.

 Origem da Pesquisa: Wikipédia, a enciclopédia livre.
























 



























 






image hosted on flickr


image hosted on flickr











  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: